Textos

Visita ao Lar de Idosos de Forjães 

   Cá esta o texto que escrevi para o jornal de Forjães! Espero que gostem! (: 

    

      No passado dia 10 de Março de 2012, o grupo de catequese do 10º ano da freguesia de Castelo do Neiva, organizou juntamente com as nossas duas catequistas Rosa Vieira e Armanda Arezes uma visita ao lar de idosos de Forjães.

    A saída ficou marcada para as 10.30 da manha no Centro Paroquial de Castelo do Neiva, como eramos muito a carrinha da paróquia fez duas viagens... Chegamos lá todos por volta das 11 horas.

    A visita começou pela parte do lar, onde vimos as instalações, visitando depois os idosos que estavam nas salas de convívio, fomos a 2 salas e em cada uma delas lemos um poema. ecrito pela catequista Rosa Vieira. Em seguida fomos ver a parte dos cuidados paliativos e continuados, onde conhecemos o enfermeiro Pedro que nos explicou como funcionada essa parte do lar e quais os métodos utilizafos para uma melhor reabilitação dos doentes. Com tudo explicado, passamos á  visita do espaço e claro dos nossos idosos, depois de uma conversa com eles, chegou infelizmente a hora de irmos embora... despedimo-nos todos voltado à nossa terra por volta do meio-dia.

    Ficamos encantados com a alegria de viver destas pessoas, que a cada dia que passa mantêm-se com um sorriso no rosto e um brilho nos olhos! Nota-se deveras que são tratados com muito carinho e que cada profissional que lá está os acompanha com muito gosto e por vocação…

    Gostamos muito da visita e esperamos todos lá voltar um dia, e muito em breve! …

                                                                                                            Sarah M. Meira

 

O Primeiro Beijo 

 
 
 
 
(. . .) Lá estava ele com o seu ar angelical olhando para o céu escuro com aquele seu olhar ... Ela deu um passo em frente com o intuito de ir embora. Ele agarrou-a ... encostou-a ao seu corpo ... ela sentiu o cheiro do seu perfume, que lhe provocará mil sensações ... Olhando-se olhos nos olhos, seus lábios selaram-se num beijo calmo e leve como a brisa do mar, sendo ao mesmo tempo intenso como a chuva numa tarde de inverno ... Desejando ela assim eternizar aquele momento.
Aquele beijo. O primeiro Beijo.  
 
                                                                                                                          Sarah Meira
 
 
 

Did You Love Me?!

'

' á muito tempo que tento desabafar todos os meus sentimentos por ti .tu és diferente , sabes ? és único , és belo , és maravilhoso . se me pedissem uma definição de perfeição diria duas palavras , o teu nome e o teu apelido . na minha cabeça és  tu , sempre tu , apenas tu . não consigo , por muito que tente não consigo esconder os meus sentimentos por ti . mas , tenho medo de tentar . tentar e ... tu sabes . não quero voltar a cair na tentação da dor , do sofrimento . não quero , nem aguento . diz-me , pensas o mesmo ? por favor , diz-me que sim . diz que me amas , que me queres sentir , que me queres tocar . diz que o teu estômago dá voltas e voltas cada vez que os teus olhos me vêm . diz-me que sim , por favor . só quero uma palavra , que tu sabes qual é . é estranho eu estar a falar de ti , assim , se nem sequer te conheço bem . sei que não vais ler esta carta , sei disso , mas escrever faz-me acreditar , faz-me viver uma história de amor irreal . irreal , mas , que contigo pode ser real , e linda , como muitas outras histórias de amor . mas , a nossa vai ser diferente . não vai ser perfeita , porque eu não gosto de pessoas perfeitas , sinto-me mal ao lado delas , entendes ? eu sei que me entendes , eu também te entendo sabes ? a forma como utilizas as palavras , a tua personalidade maravilhosa .  não sei se vou lutar por ti , não sei se vale a pena . diz-me , responde-me , demonstra-o . ensina-me a ser feliz a teu lado , a sentir a verdade de um sempre e a esperança de um agora . diz aquilo qu eu quero ouvir , aquilo que tu sabes . mas agora , diz-me ' did you love me ? ' . enquanto não me respondes , vou esperar por ti , no mesmo sítio , á mesma hora , com o mesmo coração .  ''

 

Aviso: Este texto nao é da minha autoria... foi retirado de um blog... 

 

''O homem que plantava árvores'' - Um apelo ao meio ambiente

 

        Porque é que cada um de nos não é um “homem que plantava árvores “? Elzéard Bouffier era um senhor com cerca de 55 anos que vivia numa pequena aldeia onde tudo era um deserto, desde a mais alta montanha até à infelicidade das pessoas que lá viviam e que traziam nos olhos o desejo incessante de fugir dali… mas, ao contrário de muitos de nós, que acabariam por se conformar com a vida ou mesmo ir embora, ele fazia alguma coisa para mudar isso… Elzéard Bouffier plantava árvores! Todos os dias saía de casa e percorria quilómetros para plantar todo o tipo de árvores. E isso trouxe mudanças. Em alguns anos, aquele deserto tornou-se numa bela floresta, que muitos até pensavam ser natural, um simples milagre que a natureza nos proporciona, e não tardou nada, os habitantes daquela aldeia, arredores e os recém-chegados vindos de outros lugares encontraram uma alegria de viver e deixarem de carregar nos olhos aquela angústia…

        Digo isso como um ótimo exemplo do que nós podemos fazer. Se todos nós plantássemos uma árvore, fizéssemos a compostagem do lixo doméstico, reciclássemos o vidro, papel/cartão, plástico, pilhas e até o óleo alimentar já usado, faríamos muito pelo ambiente…

        Não podemos pensar que não valerá a pena! Um pequeno gesto vindo de cada um de nós em conjunto torna-se grande e é capaz de mudar as coisas! E como Elzéard Bouffier conseguiu fazer mais de dez mil pessoas felizes, nós também conseguimos mudar algo por nós mesmos…

 

                         Sarah Meira

 

. A Perfeição .

 

A Perfeição não é uma coisa que possa algum dia ser alcançada.

E eu sou tudo menos a perfeição.

Ninguém sabe todo a cerca de nos próprios.

 

 

Segunda Visita ao Lar de Idosos de Frojães com a Catequese

 

        Quem gosta vem, quem ama fica! E mais uma vez o nosso grupo de catequese do 10º ano, juntamente com as catequistas Rosa Vieira e Armanda Arezes, foi ao lar de idosos de Forjães no sábado passado, dia 9 de Junho de 2012.

          A saída ficou marcada para as três horas da tarde no Centro Paroquial de Castelo do Neiva e lá fomos nós entusiasmados na carrinha da paróquia, cantando e brincando pelo caminho, chegando lá todos por volta das três e meia da tarde…

        Quando chegamos à sala de convívio, cumprimentamos todos os nossos amigos da terceira idade que lá estavam, preparamos o nosso lanche, um lanche diferente do habitual para eles e, mais uma vez, lemos poemas dos livros publicados da catequista Rosa Vieira, trocamos impressões e ouvimos as histórias de vida de todas aquelas pessoas, o que foi muito agradável. Transmitiram-nos sabedoria e deram-nos conhecimentos sobre o que a vida algum dia pode trazer…     Durante o lanche conversamos, brincamos e até contamos anedotas! Fomos visitar os idosos aos cuidados paliativos e, no fim, infelizmente tivemos de nos despedir de todos mas sempre com um sorriso nos lábios, porque sabemos que havemos de lá voltar!

        Mandamos todos uns beijinhos para o lar de idosos de Forjães, especialmente para os idosos mas também para os funcionários, médicos e enfermeiros, pelo empenho e dedicação que demonstram dia após dia!

 

Sarah Meira